Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Santa Catarina

2020, um ano histórico

Romeo Bet - Presidente da Cooperalfa

Romeo Bet - Pres. da Cooperalfa
por  Romeo Bet - Pres. da Cooperalfa
17/12/2020 09:04 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Tivemos um 2020 cheio de desafios e repleto de realizações. Por um lado, emocionalmente, grandes prejuízos foram contabilizados pela pandemia do novo coronavírus, causados especialmente pelo distanciamento social. Hábitos simples como o aperto de mão, a roda de chimarrão e a reuniões presenciais foram abolidos do nosso dia a dia. Por outro lado, os negócios foram muito bem, obrigado. Aliás, o melhor ano da história, em faturamento e resultados!

Por um lado, perdemos muito com as medidas de isolamento e cancelamento de eventos presenciais com associados, colaboradores e demais parceiros. Em contrapartida, demos um salto em inovações tecnológicas, como teleconferências, lives e webinars, demonstrando grandemente nosso poder de resiliência. Aliás, graças as ferramenta de TI (Tecnologia da Informação) disponíveis no mercado, pudemos manter os trabalhos que exigiam a interação com os públicos. Fomos desafiados a fazer diferente e buscar a superação.

Os investimentos não pararam com a pandemia. Pelo contrário, várias obras foram concluídas, algumas projetadas e outras iniciadas, como o maior empreendimento industrial de toda a história da Cooperalfa. A nova Indústria de Extração de Óleo de Soja, na Linha Tomazelli, Chapecó-SC, iniciada em janeiro de 2020, irá triplicar a capacidade de processamento de soja, a partir da sua conclusão em 2022. Os investimentos não podem parar, pois precisamos agregar valor aos nossos negócios, afim de mantermo-nos competitivos no mercado.

Na reta final de 2020, atravessamos um momento climático desafiador, com projeções de grandes perdas da safra de milho 2020/21, atraso na semeadura da soja e perdas na pastagem, especialmente na região oeste catarinense e parte do Rio Grande do Sul. Isso tudo irá impactar negativamente no recebimento da safra e resultados do próximo ano. No entanto, esses desafios não podem nos impedir de continuar aproveitando as oportunidades de negócios que surgirem ao longo do caminho, para fazer frente às novas demandas mercadológicas.

Em 2021 iniciaremos o novo mandato, com renovação de 1/3 do Conselho de Administração e a eleição do Novo Conselho de Líderes, conforme Estatuto Social. O desafio é manter a cooperativa nos trilhos da solidez.

Um Feliz Natal a todos, muito obrigado e que em 2021 possamos continuar crescendo social e economicamente!

Romeo Bet, gaúcho de Antônio Prado, está na administração da Cooperalfa desde 1989, quando ingressou no Conselho de Administração.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE