Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

2020 tem recorde de liberação de agrotóxicos e componentes industriais para uso na agricultura

A quantidade de registros dessas substâncias cresceu pelo quinto ano seguido no Brasil.

O Sul
por  O Sul
28/01/2021 10:26 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O ano de 2020 bateu um novo recorde de liberação de agrotóxicos e de componentes industriais para uso na agricultura brasileira. Foram liberados 493 novos pesticidas e componentes – maior número da série histórica. A quantidade cresceu pelo quinto ano seguido.

O Ministério da Agricultura afirmou que só nove são ingredientes ativos novos e que a maioria é de genéricos, que contém na fórmula substâncias que já existiam no mercado brasileiro. Pelo menos dois agrotóxicos aprovados agora estão proibidos na União Europeia desde 2009.

“Velhas substâncias perigosas continuam sendo autorizadas e novas substâncias perigosas, que jamais haviam sido registradas no Brasil, foram agora. O fato de ser genérico não alivia a carga de toxicidade dessas substâncias”, disse a pesquisadora da USP Larissa Bombardi.

“Substâncias bastante problemáticas do ponto de vista toxicológico, muitas que já estão banidas ou proibidas em outros países e que já deveriam estar em reavaliação e retirada do mercado no Brasil. Então, nós vimos um aumento dessas substâncias, e não de substâncias que incorporavam novas tecnologias, mais seguras, mais protetivas à saúde e ao meio ambiente”, afirmou o pesquisador da ENSP/Fiocruz Luiz Cláudio Meirelles.

Receba as notícias do Au pelo whatsapp. Para entrar em um grupo, é só clicar aqui!

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE