Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

15ª CRE realiza Solenidade de Agradecimento e Acolhimento aos gestores escolares

O encontro de confraternização marca o início das atividades para as novas equipes diretivas na gestão 2022-2024

Jeison L. Lipnharski da Silva/Assesssoria/ 15º CRE
por  Jeison L. Lipnharski da Silva/Assesssoria/ 15º CRE
07/01/2022 16:06 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Aconteceu ontem (06), a Solenidade de Agradecimento e Acolhimento aos gestores escolares da Rede Estadual de Ensino pertencente a 15ª CRE. O evento ocorreu de forma presencial e contou com a participação de 160 pessoas entre diretores, vice-diretores, assessores da Coordenadoria e autoridades. 

Foto: Adriel Ferreira

Realizado na Villa Trentin (Erechim), o encontro teve como objetivo agradecer todo o trabalho realizado pelos gestores que encerraram seus mandatos em 2021, bem como acolher às novas equipes diretivas que tomaram posse oficialmente na última segunda-feira (03).

Foto: Adriel Ferreira

Na ocasião, foram entregues menções honrosas aos gestores que se despedem da direção escolar e, certificação às novas equipes.

Foto: Adriel Ferreira

Integrando o cronograma de atividades e planejamento da 15ª Coordenadoria, e seguindo os protocolos sanitários de prevenção a Covid-19, o evento oportunizou a proximidade, a troca de experiências bem como a afirmação das ações em curso na Secretaria Estadual de Educação para o exercício 2022. 

Participaram da solenidade, autoridades regionais, equipe de servidores da Coordenadoria, a Secretária de Educação, Raquel Teixeira e a Secretária adjunta de Educação, Stefanie Eskereski. Estas últimas, de forma virtual. Ambas destacaram o compromisso da Secretaria na construção de uma educação de qualidade, que esteja em consonância com a tecnologia atual e as habilidades exigidas no século XXI, além de reforçar a importância das ações que estão em andamento, como a qualificação de professores, os investimentos em infraestrutura das escolas, a nova matriz curricular do Ensino Médio dentre outras baseadas no Mapa Estratégico da SEDUC.

Formação de Gestores

Após o processo eleitoral de gestão democrática que organizou as novas equipes diretivas, em 2021, os novos gestores realizaram o primeiro circuito de formação técnica organizado pela SEDUC, capacitação essa que é pré-requisito para a posse, conforme legislação vigente. A formação abordou diferentes aspectos em todas as áreas que compõem o processo gestão escolar. A gestão democrática, o plano integrado das escolas, o planejamento e a organização pedagógica, os instrumentos de avaliação e de acompanhamento de indicadores estiveram dentre os temas abordados.

Foto: Adriel Ferreira

No âmbito da 15ª CRE, uma formação para as novas equipes diretivas também foi planejada e encontra-se em andamento. Com o objetivo de auxiliar e dar segurança as ações dos novos gestores, a formações a nível de Coordenadoria, destaca a atuação e as ações em cada Departamento: Administrativo, Pedagógico, de Recursos Humanos, de assessoria técnica e de assessoria de Comunicação, bem como o acompanhamento e direcionamento da Coordenadora Regional, professora Juliane Bonez.

“A gestão democrática prevista em Lei, precisa ser organizada na prática para que tenhamos validade. As ações da equipe diretiva necessitam atender aos princípios do planejamento, coletivo, da participação e da autonomia. Para isso, nós que somos professores e nos tornamos gestores, precisamos ter acesso, com segurança, as informações que farão parte de nosso dia a dia. E, essa possibilidade, é nosso dever organizar enquanto Regional. Somos todos Rede Estadual de Ensino, apenas atuamos em lugares diferentes”, conclui a Coordenadora.

As formações prosseguirão durante o ano todo, considerando, também, as necessidades apontadas pelas escolas durante esse período.

Foto: Adriel Ferreira

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE