Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Reuters/ Brad Rickerby/Direitos Reservados
Mundo

11 de setembro de 2001: os 20 anos do dia que marcou a história

Uso da força nas relações internacionais ressurge após atentado.

O Sul
por  O Sul
11/09/2021 10:47 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Há exatos 20 anos, uma série de ataques cometidos nos Estados Unidos por terroristas islâmicos marcaram para sempre o dia 11 de setembro na memória de milhões de pessoas em todo o planeta. Foram milhares de mortos, opinião pública em choque e imagens que jamais seriam esquecidas: aviões colidindo contra os dois edifícios do World Trade Center, em Nova York, e depois o desabamento de ambas as estruturas.

Naquela manhã de 2001, sauditas e cidadãos de outras nacionalidades e tomaram o controle de quatro aeronaves de passageiros. Um deles foi atirado contra o Pentágono, na capital Washington. Outro caiu em um campo aberto na Pensilvânia. Os dois últimos aviões protagonizaram cenas tão assustadoras quanto impressionantes, ao serem lançados contra as duas torres-gêmeas, os prédios mais altos do mundo na época.

O mundo inteiro parou quando a primeira aeronave atingiu a torre norte, às 8 e 46 da manhã, no horário local. Os canais de TV passaram a transmitir ao vivo imagens do prédio em chamas, e o desespero das pessoas que tentavam sair de lá. Poucos minutos depois, às 9h03min. até parecia que a televisão estava exibindo um replay do impacto, mas era o segundo avião sequestrado que atingia a torre sul do World Trade Center.

Cerca de duas horas depois, o inimaginável: ambas as estruturas – inauguradas em 1974 – desabaram, em momentos diferentes, levando consigo milhares de vítimas que não conseguiram sair dos prédios.

REUTERS/U.S. Customs/Direitos reservados

Perdas

Ao todo, 2.996 pessoas morreram nos quatro ataques, e mais de 6 mil ficaram feridas. Os ataques de 11 de setembro de 2001 também criaram um trauma coletivo entre os norte-americanos e impactaram a política externa dos Estados Unidos.

Professor de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB), Juliano Cortinhas, explica que a partir dos atentados, o país passou a priorizar a temática do terrorismo. Também direcionou suas ações com mais força em direção ao Oriente Médio.

Anos depois, no local onde estavam as torres-gêmeas, foram construídos outros dois prédios de escritórios. Um deles, o One World Trade Center, está entre os edifícios mais altos do mundo, com 541 metros de altura. O local ainda deve abrigar outros três edifícios, além de um memorial às vítimas do 11 de setembro de 2001.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE