Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

“Vamos empobrecer 25%”, diz secretário estadual da Fazenda

Sobre impactos da crise na economia, a retração na arrecadação em abril foi geral. Apenas o grupo de medicamentos e farmácias foi positivo, com alta de 10,5%.

Estela Benetti/Diário Catarinense
por  Estela Benetti/Diário Catarinense
09/05/2020 17:28 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Responsável pela chave do cofre do governo de Santa Catarina, o secretário de Estado da Fazenda, Paulo Eli, desde o início da pandemia do novo coronavírus, acompanha atentamente dois tipos de dados: a receita estadual e a evolução da doença. Ele informa que a arrecadação de abril do Estado ficou em R$ 1,978 bilhão, o que significa uma queda de 19,3% frente ao mês anterior, março, e de 18,7% em relação a abril de 2019.

Considerando a estimativa de receita para abril, que era de R$ 2,650 bilhões, a retração chegou a 25,84%. Sobre o impacto geral da crise no ano, Eli prevê queda de 25% da receita.

– Eu tinha expectativa de a gente fechar 2020 com a mesma arrecadação de 2018. Agora, já estamos prevendo que vamos fechar com receita semelhante à de 2017. Vamos empobrecer 25%, apontam nossas projeções até agora. Isso vai depender do prolongamento da crise – explica.

Coordenador do Grupo Econômico do Estado sobre questões relativas à pandemia, o secretário se reúne com setores todas as semanas. Ele diz que recebe os pleitos, mas as flexibilizações foram feitas com base nas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, não por pressão empresarial. Ele adianta que ainda não há definição para reabertura de instituições de ensino e retomada do transporte coletivo.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE