Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

“Enem dos Concursos”: número de vagas sobe para 6.640 em 21 órgãos

Ao todo, 21 órgãos e entidades ligadas ao governo federal participarão do novo modelo.

O Sul
por  O Sul
21/10/2023 21:28 – atualizado há 23 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Concurso Nacional Unificado terá, ao todo, 6.640 vagas. O número aumentou após o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) aderir à iniciativa, com a abertura de concorrência para 50 vagas ao cargo de pesquisador-tecnologista em informações e avaliações educacionais.

Com a adesão do Inep, 21 órgãos e entidades ligadas ao governo federal participarão do novo modelo. De acordo com o Decreto 11.722/2023, o concurso nacional será realizado em um modo conjunto para seleção de candidatos a cargos públicos efetivos, de órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, além de autarquias e fundações federais.

Foto: Arquivo/Agência Brasil

Neste modelo inédito no Brasil, as provas serão aplicadas simultaneamente, em 179 municípios, de todos os estados e no Distrito Federal. A escolha das localidades considerou a densidade populacional, o raio de influência microrregional de cidades médias e grandes e as facilidades de acesso entre elas.

De acordo com a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, o novo modelo democratiza o acesso ao serviço público.

“A gente tem certeza que, ao fazer em mais cidades, o Estado brasileiro vai ter mais diversidade, vai captar pessoas excelentes, vai descobrir pessoas que, infelizmente, não têm recursos suficientes para viajar, mas que são pessoas maravilhosas para estar dentro do serviço público brasileiro”.

A publicação do edital do Concurso Nacional Unificado, no Diário Oficial da União, está prevista para até 20 de dezembro.

No momento da inscrição, os interessados deverão optar por um dos blocos das áreas de atuação governamental disponíveis no concurso. Depois desta escolha, o candidato deverá indicar seu cargo/carreira, por ordem de preferência entre as vagas disponíveis, no bloco escolhido.

Os candidatos vão pagar uma única taxa de inscrição e concorrer a várias vagas dentro de uma mesma área de atuação.

Já a prova deve ser aplicada em 25 de fevereiro de 2024. Neste dia, serão realizadas as provas objetivas com matriz comum a todos os candidatos; provas específicas e dissertativas, por área de atuação governamental.

Os resultados gerais da primeira fase devem ser divulgados até abril do próximo ano. Em seguida, entre os próximos junho e julho, o ministério planeja o início dos cursos de formação.

Órgãos e vagas do Concurso Nacional Unificado:

FUNAI 502
INCRA 742
MAPA 520
MGI e transversais 1480
MS 220
MTE 900
ANTAQ 30
MDIC 110
PREVIC 40
ANEEL 40
ANS 35
IBGE 895
MJSP 130
MCTI 296
MINC 50
AGU 400
MEC 70
MDHC 40
MPI 30
MPO 60
INEP 50

Total: 6.640

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE