Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

"Caminhos de Anita" é o tema dos Festejos Farroupilhas 2021

Confira a Programação dos Festejos Farroupilha em Jacutinga

Assessoria Prefeitura de Jacutinga
por  Assessoria Prefeitura de Jacutinga
15/09/2021 09:02 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Abertura dos Festejos em comemoração ao mês Farroupilha 2021, aconteceu na manhã desta terça-feira (14). O hasteamento dos pavilhões aconteceu na frente da Prefeitura de Jacutinga, e contou com a presença do Prefeito Beto Bordin, do Presidente da Câmara de Vereadores Márcio Sommer, do Patrão do CTG Carlos Junior Palavicini, da representantes da Brigada Militar a Soldado Felini e a representante da Secretaria de Educação Ricarda Bavaresco Perin, autoridades locais e servidores públicos.

Na oportunidade fizeram uso da palavra o Patrão do CTG, o Presidente do Legislativo e o Prefeito Municipal, onde ressaltaram a importância dos festejos farroupilhas, para fortalecer a cultura gaúcha.

O Prefeito Beto Bordin enalteceu a importância do mês do gaúcho, lembrando os ideais farroupilhas de liberdade, igualdade e humanidade, para que se possa construir no dia a dia uma sociedade melhor. Lembrou do momento de pandemia que restringe eventos de grande porte, porém destacou os eventos em comemoração ao bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi, onde o município vai contar com uma exposição organizada pelo Instituto Anita Garibaldi – RS e o lançamento do livro sobre Anita de autoria da Escritora Elma Santana. E para novembro o município vai poder conferir o festival de cinema Teixerinha, um dos maiores artistas que o Rio Grande conheceu. Ao finalizar o Prefeito conclamou a todos para continuar a valorizar a cultura e a tradição do nosso estado.

Os Festejos Farroupilhas deste ano têm por objetivo homenagear e comemorar o bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi, uma das personalidades femininas mais cultuadas do Sul do Brasil. “Caminhos de Anita” pretende retratar a heroína conhecida por sua participação e envolvimento direto na Revolução Farroupilha (1835-1845).

O tema dos festejos é uma homenagem aos caminhos percorridos por Anita e à sua bravura, inserida no contexto da Revolução Farroupilha - a mais longa revolução do Brasil, que durou quase dez anos e tinha como ideais liberdade, igualdade e humanidade. Anita, ao lado de Giuseppe Garibaldi (1807-1882), lutou pela causa da liberdade no Rio Grande do Sul.

Para garantir o merecido reconhecimento à memória da "Heroína de Dois Mundos", como era conhecida, o Decreto nº 55.756, de 09 de fevereiro de 2021, instituiu, no Estado, o Ano de Anita, dedicado às comemorações pela passagem dos 200 anos de seu nascimento.

Não tenho medo de viver, de correr atrás dos sonhos. Tenho medo de ficar parado. (Anita Garibaldi)

Confira a Programação dos Festejos Farroupilha

14/09 à 17/09 – Programação nas Escolas (atividades tradicionalistas)

17/09 - Jantar de ovelha do Grupo Nativo Fogo de Chão

Local: Linha União

20/09 - Encerramento Hasteamento e Arriamento dos Pavilhões

02/10 à 12/10 - Exposição bicentenário Anita Garibaldi

Local: Câmara de Vereadores durante o dia

Horário de visitação 8h às 11:30h e 13h às 17h.

09 à 12/11- Festival de Cinema Teixeirinha

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE