Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

"A educação que queremos" é tema de painel do Experience Senac 2020

O diálogo de abertura do evento abordou modelos educacionais de países asiáticos e a desvalorização histórica do profissional da educação.

Assessoria
por  Assessoria
13/10/2020 15:28 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O diálogo de abertura do Experience Senac 2020 aconteceu hoje, às 10h, com o tema "A educação que queremos". Os convidados, o diretor regional do Sesc/Senac-RS, José Paulo da Rosa e a fundadora do Vozes da Educação, Carolina Campos destacaram o importante papel do professor como agente de mudança. O painel foi mediado pelo jornalista e editor do caderno GeraçãoE, Mauro Belo Schneider.

José Paulo trouxe para a discussão uma análise da educação em países asiáticos, como Singapura e Coreia do Sul. Doutor e mestre em educação, o dirigente estudou os dois países que já conquistaram o primeiro lugar no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) e fizeram grandes mudanças no sistema educacional. Ele também acredita que o papel do professor é fundamental e que sem uma educação de qualidade não há como mudar a realidade do país. "O caminho que temos para um futuro melhor na educação passa pela qualificação e valorização dos professores, pela criação de condições que estimulem os estudantes a serem professores e, especialmente, por um país que priorize a educação", enfatiza o diretor.

Para a professora Carolina Campos, a desvalorização do profissional da educação é histórica, mas com a pandemia do novo coronavírus a população está enxergando os professores e as escolas com outros olhos. A Covid-19 fez com que a população brasileira realmente percebesse o papel das instituições de ensino e as desigualdades sociais, como a falta de acesso à internet ou aparatos tecnológicos para que todos possam acompanhar as aulas remotas. "Ainda vamos demorar muito tempo para ver o legado da pandemia, mas já observamos a evasão escolar em muitos locais. São diferentes realidades. Temos jovens que, para ajudar a família, estão priorizando a busca pela renda mensal e não o colégio. Levaremos um tempo para enxergar a real dimensão do impacto da pandemia no ensino", explica Carolina.

Os dois painelistas concordaram que a chave da mudança para uma educação de qualidade está na formação dos profissionais da educação. "Na faculdade, os futuros professores não são capacitados ou recebem qualquer tipo de treinamento sobre gestão, que aborde aspectos sobre como agir frente aos problemas que acontecem dentro da sala de aula. O meu maior sonho é uma escola formadora de professores", relata a fundadora do Vozes da Educação.

Diálogos com profissionais da educação e tecnologia do Brasil e do mundo marcarão a edição do Experience Senac 2020. Neste ano, o evento será on-line, gratuito e acontecerá entre os dias 13 e 16 de outubro, 100% ao vivo no canal do Youtube do Senac-RS.

No dia de hoje, às 19h, o Experience Senac 2020 continua com o painel "Educação para um mercado de trabalho global". Os painelistas convidados são: Rodrigo Cappra (Cappra Institute) e Shane Christensen (Cônsul Geral do Consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre). Mais informações podem ser obtidas no site www.senacrs.com.br/experience.... a programação completa:

13 DE OUTUBRO – TERÇA-FEIRA

"EDUCAÇÃO PARA UM MERCADO DE TRABALHO GLOBAL"

Com Ricardo Cappra (Cappra Institute) e Shane Christensen (Cônsul Geral do Consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre)

Horário: 19h

14 DE OUTUBRO – QUARTA-FEIRA

"EDUCAÇÃO PARA O FUTURO DO TRABALHO FEMININO"

Com Kelly Gusmão (Co-fundadora Warren) e Lisiane Lemos (Executiva de Negócios e Forbes under 30)

Horário: 19h

15 DE OUTUBRO – QUINTA-FEIRA

"O FUTURO DA EDUCAÇÃO É HÍBRIDO. QUAIS DESAFIOS ENFRENTAMOS?"

(Diálogo especial do Dia do Professor)

Com Vera Cabral (Diretora de Educação da Microsoft Brasil) e Anna Beatriz Waehneldt (Diretora de Educação Profissional Departamento Nacional Senac)

Horário: 19h

16 DE OUTUBRO – SEXTA-FEIRA

"EDUCAÇÃO E INOVAÇÃO"

Com Rodrigo Filgueira (Cinterfor / Organização Internacional do Trabalho) e Gustavo Reis (Professor Universitário e idealizador do Estude Matemática)

Horário: 19h

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE