Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Educação
Arquitetura e Urbanismo da URI realiza aulão sobre construção civil e topografia
Durante o aulão, foram esclarecidos aspectos sobre o levantamento topográfico e a aplicação de projetos em terrenos
Assessoria URI Erechim
por  Assessoria URI Erechim
29/06/2022 18:52 – atualizado há 3 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

O Curso de Arquitetura e Urbanismo da URI realizou, no dia 21 de junho, no Auditório do Câmpus II, um aulão com foco na construção civil e topografia. A iniciativa fez parte do encerramento da Jornada de Estudos Empresariais, da qual o curso fez parte da programação desenvolvida em conjunto com os cursos de Administração e Ciências Contábeis.

A primeira parte da aula, que tratou sobre construção civil, contou com a presença da Professora Michele Rocha Reolão, que esclareceu como a construção civil pode aumentar a sua produtividade por meio do uso de ferramentas como os diferentes modos de produção, tendo em vista as linhas de montagem da produção artesanal, produção em massa, produção enxuta e customização em massa. Em um estudo teórico e prático foram abordados as características de cada um destes modos de produção, suas vantagens e características principais, como se refletem no dia a dia da profissão e como seu uso pode aumentar a produtividade em diferentes áreas da vida profissional.

Num segundo momento da noite, o Professor Alessandro Emilio Valmorbida relatou que o estudo da topografia de um terreno é o primeiro aspecto que se necessita verificar quando o assunto é definir um bom projeto arquitetônico. Neste sentido, isto se torna fundamental para buscar as melhores alternativas na definição do tipo de projeto, na definição da posição da residência dentro do espaço visando ter a menor movimentação de terras possíveis e assim manter as suas condições naturais, além de uma definição quanto a posição solar mais adequada para a edificação.

Durante o aulão, foram esclarecidos aspectos sobre o levantamento topográfico, como métodos, curvas de nível, perfis, como ler e entender um projeto, tipos de terrenos e também a aplicação de projetos em terrenos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE