Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Edson Castro/Prime Comunicação
Cidade
Rally Sul-Americano, Brasileiro e Gaúcho se encontram em Erechim neste fim de semana
Com mais de 45 carros no grid, a prova se consolida como a maior e uma das mais importantes do cenário nacional e sul-americano
Edson Castro/Prime Comunicação
por  Edson Castro/Prime Comunicação
19/05/2022 16:17 – atualizado há 7 dias
Continua depois da publicidadePublicidade

Começa nesta sexta-feira, dia 20, a 24ª edição do Erechim Rally Brasil, um dos maiores, mais importantes e longevos rally de velocidade do Brasil. Com grid superior a 45 carros, a prova também se consolida no cenário Sul-americano e em 2022, recebe o maior grid de competidores estrangeiros entre as etapas já realizadas do certame internacional.

A programação desta sexta-feira inclui o treino livre (shakedown), pela parte da manhã, e um dos momentos marcantes do evento, o super prime noturno, a partir das 18h30, no Parque da Accie. A corrida seguirá com mais 11 especiais ao longo do final de semana, no sábado e domingo, dias 21 e 22.

No grid estarão os principais líderes dos três campeonatos em disputa nesta etapa: Sul-americano, Brasileiro e Gaúcho. São competidores de pelo menos seis estados do Brasil e quatro países da América do Sul.

A prova se realiza em partes em trechos conhecidos, mas ganha algumas especiais novas, todas em volta da cidade de Erechim, passando também por Barão de Cotegipe, no lado norte. “Os competidores vão encontrar trechos bastantes interessantes, algumas novidades, uma especial que acredito será uma das mais, senão a mais rápida da história do evento”, comenta o coordenador de Especiais, Cassando Maloz.

O maior campeão da prova brasileira, Gustavo Saba, do Paraguai, garantiu presença em 2022. “Um rally espetacular, uma grande festa, é um prazer sempre voltar, grande público. Muito feliz por estar aqui, já venci algumas vezes e vamos novamente tentar fazer uma boa prova”, disse ao chegar.

A mística que envolve esta etapa, prevê que todos queiram “fazer bonito”. “É diferente, uma atmosfera incrível, uma prova diferente e que todos se preparam muito para este momento”, comenta um piloto do Rio Grande do Sul, Luciano Cassol.

E assim, vai se desenhando o Rally Erechim 2022, que prevê uma grande participação de público nos trechos. Nos super primes, o acesso se dá pela doação de um quilo de alimento não perecível.

Fora das pistas, o Rally ganha importância com a compensação de Gás Carbônico, zerando suas emissões, e por iniciativas como o Rally na Escola, que ganha relevância ao difundir o esporte e o evento entre crianças e jovens. “É emocionante poder sentir que eles realmente gostam do nosso evento e do nosso esporte”, completa Rafael Karpinski, que é competidor e foi voluntário na organização da ação deste ano.

Esta ação integra o projeto Erechim Rally Brasil 2022, que é financiado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul por meio do PRÓ-ESPORTE/RS LIE.

MAIORES CAMPEÕES - PILOTOS

  • 5 Vitórias - Gustavo Saba (Paraguai)
  • 4 Vitórias - Diego Dominguez (Paraguai)
  • 3 Vitórias - Ulysses Bertholdo (Brasil)
  • 2 Vitórias - Roberto Sanchez (Argentina) - Milton Pagliosa (Brasil)
  • 1 Vitória - Paulo Lemos (Brasil), Mauricio Neves (Brasil), Carlos Malarczuk (Argentina), Édio Fuchter (Brasil), Ramon Ferreyros (Peru), Juliano Sartori (Brasil), Victor Galeano (Paraguai), Raul Martinez (Argentina), Marcos Ligato (Argentina)

MAIORES VENCEDORES - PAÍSES

  • 10x - Paraguai
  • 8x - Brasil
  • 4x - Argentina
  • 1x - Peru
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE