Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Izabel/ Ascom Prefeitura de Erebango
Cidade
Erebango: Profissionais de Saúde e estudantes se uniram na caminhada em prol da vida
Atividade fez parte da campanha ‘Setembro Amarelo’, com o intuito de reforçar a importância do cuidado da saúde mental
Izabel Seehaber/Ascom Prefeitura de Erebango
por  Izabel Seehaber/Ascom Prefeitura de Erebango
23/09/2021 11:04 – atualizado há 1 mês
Continua depois da publicidadePublicidade

Uma caminhada simbólica para destacar a importância da valorização da vida. Assim foi a iniciativa, realizada na manhã e tarde desta quarta-feira (22), em Erebango, que reuniu profissionais de saúde do município, servidores de outros departamentos da Secretaria, além de estudantes, professores e integrantes de projetos do Centro de Referência de Assistência Social – Cras.

Por meio de cartazes, faixas e balões, o grupo chamou a atenção sobre como é imprescindível manter o equilíbrio da saúde mental.

As psicólogas que atuam na Unidade Básica de Saúde (UBS) e Secretaria de Assistência Social, Aline Marcon da Silva e Maira Zilio Enricone, ressaltaram que, a atenção ao tema deve ser permanente, mas neste mês, a campanha ‘Setembro Amarelo’ reforça a necessidade de conversarmos sobre os diferentes problemas e, caso necessário, procurar ajuda em um serviço de saúde. “Se pudermos fazer um trabalho de prevenção, o retorno em bem-estar é ainda mais expressivo. No caso da caminhada, a ideia foi conscientizar as pessoas para esse olhar específico e as estratégias que podem ser aliadas para diminuirmos as consequências que um transtorno mental pode trazer”, comenta Aline.

Izabel/ Ascom Prefeitura de Erebango

Cuidado permanente

Em breve o município irá implementar o projeto ‘Saúde na Comunidade’, o qual contará com diversas ações, entre as quais, será oportunizado um espaço específico e acessível à população no cuidado e foco para a saúde mental. “É um projeto que será permanente, durante todos os meses do ano”, acrescenta.

Izabel/ Ascom Prefeitura de Erebango

Como posso ajudar?

De acordo com as psicólogas, vale salientar que, ao perceber que uma pessoa demonstra algum comportamento diferente, com sinais depressivos, por exemplo, é essencial validar os sentimentos dela, entender que pode estar em sofrimento e oportunizar que ela possa falar sobre isso. Do mesmo modo, é importante aceitar e fortalecer a pessoa para que ela procure ajuda profissional. “Ainda há um tabu quanto a essas doenças que são consideradas “abstratas”, pois é diferente de uma gripe ou outros problemas que podemos perceber com mais facilidade, mas que tem uma importância singular e que interferem em outros aspectos da nossa saúde, inclusive o físico”, alertam.

A UBS de Erebango conta com uma equipe multidisciplinar, que está à disposição para atender toda a população, sempre que necessário.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
você pode gostar...