Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul
Pela quinta semana consecutiva, governo não emite novos Avisos e Alertas
Entre os principais dados considerados positivos, estão a queda no número de internados suspeitos ou confirmados com Covid-19 em leitos clínicos e de UTI.
Governo RS
por  Governo RS
15/09/2021 17:50 – atualizado há 2 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

O governo do Estado decidiu pela manutenção do atual quadro do Sistema 3As, sem emissão de Avisos ou Alertas, pela quinta semana consecutiva. A divulgação foi feita após reunião do Gabinete de Crise, na tarde desta quarta-feira (15/9), com base no monitoramento de indicadores e recomendações feitos pelo GT Saúde.

Entre os principais dados considerados positivos, estão a queda no número de internados suspeitos ou confirmados com Covid-19 em leitos clínicos e de UTI. Até o meio-dia desta quarta (15), eram 679 internados em leitos clínicos no Estado – o menor número desde 12 de junho de 2020 – e 526 pacientes confirmados ou com suspeita da Covid em leitos de UTI – menor desde 28 de junho do ano passado.

Apesar dos dados positivos registrados no RS e de a tendência ser de estabilidade, com leve queda, o GT Saúde levou ao Gabinete de Crise a preocupação com os números da pandemia em outros países. Nos Estados Unidos e em Israel, que registram elevados percentuais de vacinação da população, há piora em indicadores quando comparados a momentos anteriores ao início da vacinação.

“Assim como esses países passaram por longos períodos de redução e depois de estabilização dos números, e agora estão convivendo com a piora do quadro, estamos preocupados e ainda mais atentos para observar a situação no RS nas próximas semanas. Por isso, além dos gestores públicos manterem a exigência de protocolos e a fiscalização, pedimos que a população reforce os cuidados de prevenção”, destacou o coordenador do GT Saúde e diretor do Departamento de Economia e Estatística (DEE) da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Pedro Zuanazzi.

Sob coordenação do vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, o Gabinete de Crise também analisou um pedido da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) para participar do processo do Sistema 3As. Como forma de ampliar o diálogo, a participação e a transparência, a decisão foi por convidar um representante técnico da entidade a integrar o GT Saúde, para colaborar com os debates.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
você pode gostar...