Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Rio Grande do Sul
Setembro Verde alerta para casos de distrofia muscular
O “Dia Nacional de Conscientização sobre as Distrofias Musculares”, é celebrado, anualmente, no dia 17 de setembro.
Secom/PME
por  Secom/PME
01/09/2021 08:11 – atualizado há 1 dia
Continua depois da publicidadePublicidade

O prefeito Paulo Polis e o vice-prefeito Flávio Tirello receberam um oficio dos erechinenses Deivisson Costa da Silva e Raquel Paula Lorensi, assinado pela presidente da Aliança Distrofia Brasil (ADB), Karina Züge e pela presidente da Associação Gaúcha de Distrofia Muscular (AGADIM), Fernanda Vicari dos Santos, para incentivar a campanha Setembro Verde, que visa chamar a atenção para os casos de distrofia muscular no país.

O casal conta que conheceu a realidade da doença há três anos, quando o filho Eduardo, hoje com sete anos, foi diagnosticado com Distrofia Muscular de Duchenne (DMD). A doença afeta a parte da musculatura, podendo se agravar com o passar dos anos. Hoje, o pequeno realiza um tratamento paliativo, já que os tratamentos contra a doença e terapias curativas ainda estão em fase de estudos. Em dezembro de 2019, nos Estados Unidos, o US Food and Drug Administration (FDA) concedeu aprovação para o uso de VYONDYS 53 (Golodirsen) para o tratamento da doença em pacientes que têm uma mutação confirmada do gene DMD que é passível de exoneração 53, que é o caso do Eduardo. O FDA é o órgão equivalente a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que ainda não liberou o uso do medicamento no Brasil.

Conforme o documento recebido pelos chefes do Poder Executivo, dentro do universo das doenças raras, as distrofias musculares ocupam um espaço com mais de 30 variações, sendo as mais frequentes: Distrofia Muscular de Duchenne DMD; Distrofia Muscular de Becker, Distrofia Muscular do tipo Cinturas; Distrofia Muscular Facio-Escápulo-Umeral; Distrofia Muscular Congênita e Distrofia Miotônica. As distrofias são doenças degenerativas, sem cura e precisam de diagnóstico precoce e correto para que intervenções terapêuticas sejam oferecidas aos pacientes. Além disso, existe a estimativa que mais de 100 mil pessoas tenham alguma distrofia muscular no país, e muitas chegam a óbito sem diagnostico ou diagnostico incorreto.

A Lei Nº 5.177/ 2019, institui o “Dia Nacional de Conscientização sobre as Distrofias Musculares”, a ser celebrado, anualmente, no dia 17 de setembro. A data foi escolhida por ser data de nascimento do Dr. Guillaume Duchenne (1806-1875) que foi um dos primeiros médicos do Século XIX a interessar-se em descrever e classificar pela primeira vez a distrofia muscular e em desenvolver os primeiros exames para o diagnóstico da doença. A data de 07/09 ficou como o Dia Mundial da Conscientização da Distrofia Muscular de Duchenne, pois é uma referência aos 79 exons do gene Duchenne.

Como apoio a campanha, a Prefeitura de Erechim deverá ficar com a iluminação verde nos próximos dias. O vice-prefeito Flávio Tirello, destacou que o Poder Público precisa estimular campanhas para alerta, diagnóstico precoce e que aproximem as pessoas com distrofias a todos serviços públicos de saúde e as comunidades. “Nós recebemos o pedido de participar desta campanha de maneira muito objetiva, porque nós precisamos estar envolvidos sim em prevenção, diagnóstico e conscientização, e mais do que isso, na busca por tratamentos e dar qualidade de vida às pessoas que podem ter a doença no município”, explica.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
você pode gostar...