Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul
Covid-19: Dez municípios gaúchos tem mais de 80% da população vacinada com uma dose
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), Engenho Velho lidera o ranking com 102.5% da população que já recebeu pelo menos uma dose do imunizante.
CP
por  CP
31/07/2021 08:52 – atualizado há 1 mês
Continua depois da publicidadePublicidade

O Rio Grande do Sul tem, até o fim da tarde desta sexta-feira, dez municípios que já passaram de 80% da população vacinada com a primeira dose contra a Covid-19. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), através dos dados do painel de vacinação no Estado, Engenho Velho lidera o ranking com 102.5% da população que já recebeu pelo menos uma dose do imunizante. No município do Norte do Estado, 66% da população já completou o esquema vacinal com os imunizantes que requerem duas aplicações.

No mês passado, Engenho Velho já tinha se tornado a primeira cidade gaúcha a atingir o patamar de 70% da população imunizada com pelo menos a 1ª dose. Em seguida, Porto Vera Cruz também registra um número elevado com 100.8% da população vacinada com ao menos uma dose, 46% com o esquema vacinal completo.

Engenho Velho tem 102.5% da população já vacinada com a 1ª dose | Foto: Prefeitura Municipal de Engenho Velho / Divulgação / CP

De acordo com a SES, os municípios com mais de 100% podem ter algum erro de registro, como, por exemplo, a mesma pessoa registrada mais de uma vez, ou falta de atualização nas doses recebidas. O índice elevado revela distorções na estimativa populacional também. Conforme o IBGE, a população de Engenho Velho no último censo, em 2010, era de 1.527. Mas a estimativa para 2020 aponta que 982 pessoas moravam na cidade. Para os dados da SES, há 1.034 moradores, sendo que 961 primeiras doses foram aplicadas e 621 segundas, além de 27 aplicações da Janssen, que requer apenas uma injeção.

Para explicar o índice elevado de doses aplicadas, a SES diz também que foram identificadas frascos de vacinas, principalmente da AstraZeneca, que permitiram a aplicação de uma dose a mais do que o frasco previa.

Alex Rocha/PMPA

Logo atrás de Porto Vera Cruz, São José do Inhacorá também tem quase a totalidade do público vacinável com a primeira dose recebida: 92.3%. Pelo menos 46.7% da população da cidade já completou a imunização e 59 pessoas receberam a dose única.

Os demais municípios que possuem acima de 80% da população vacinada, até o fim da tarde de hoje, com ao menos uma dose são: Nova Boa Vista (86.8%), Pirapó (86.1%) Esperança do Sul (85.5%), Santa Margarida do Sul (84.5%), Alecrim (81.4%), Itati (81.3%) e Lagoa Dos Três Cantos (80.7%).

No Rio Grande do Sul, até a tarde desta sexta-feira, a primeira dose da vacina contra a Covid-19 foi aplicada em 6.161.622 pessoas, enquanto 3.023.186 já completaram o ciclo vacinal, com duas doses ou com a aplicação da Janssen.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
você pode gostar...