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Economia
INSS começa a revisar 170 mil benefícios em agosto
Segurados do antigo auxílio-doença terão prazo de 30 dias para agendar nova perícia e regularizar benefício.
Rádio Guaiba
por  Rádio Guaiba
28/07/2021 09:48 – atualizado há 19 dias
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Cerca de 170 mil segurados da Previdência Social que recebem benefícios por incapacidade temporária – o antigo auxílio-doença – devem ficar atentos para agendar nova perícia médica. Os prazos para fazer o agendamento vencem a partir de agosto. Quem não tomar a providência corre o risco de ter o pagamento suspenso.

Desde o início de julho, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a enviar cartas para segurados que não fazem perícia médica há mais de seis meses. Quem recebe a convocação ganha prazo de 30 dias, a contar da data de recebimento notificada pelos Correios, para agendar o procedimento.

Foto: Marcello Casal Jr./ABr

O INSS pode também convocar as revisões utilizando a rede bancária, considerando o órgão pagador do benefício, quando esse tipo de notificação estiver disponível. Convocações ocorrem, ainda, por meio eletrônico ou de edital em Diário Oficial.

A revisão em benefícios por incapacidade temporária segue até dezembro, quando já devem ter sido expedidas todas as convocações.

Segundo o INSS, das 724 agências da Previdência que possuem serviço de perícia médica 619 estão funcionando e 2.549 peritos médicos estão com as agendas abertas para atendimento. O tempo médio entre o agendamento e a realização da perícia médica é hoje de 39 dias.

Revisão administrativa

Em outra frente, o INSS leva adiante também as revisões administrativas de benefícios, que são feitas com regularidade. Na atual etapa, a previsão é que 1,7 milhão de segurados recebam a convocação para regularizar alguma pendência de documentação identificada pelo INSS.

Desde setembro do ano passado, foram enviadas 732.586 cartas para revisão administrativa de benefícios com pendências documentais identificadas pelo INSS.

Quem recebe o aviso de revisão administrativa ganha prazo de 60 dias para regularizar a documentação solicitada e manter o pagamento regular do benefício. O INSS incentiva que o envio de documentos seja realizado por meio do Meu INSS (site ou aplicativo), no campo Atualização de Dados de Benefício.

É possível fazer a regularização também presencialmente. Para isso, o segurado deve ligar para o telefone 135 e escolher a opção Entrega de Documentos por Convocação e agendar atendimento na agência do INSS mais próxima de casa.

O INSS alerta que, em qualquer caso, as convocações são feitas somente pelos Correios, motivo pelo qual o segurado deve sempre manter o endereço atualizado junto à Previdência Social.

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