Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul
Cerca de 9,7 mil medicamentos do kit intubação serão distribuídos a partir desta quarta-feira (23)
Itens serão entregues para 45 hospitais de 39 municípios gaúchos.
Ascom SES
por  Ascom SES
22/06/2021 21:42 – atualizado há 6 dias
Continua depois da publicidadePublicidade

Uma nova remessa do kit intubação com 9.730 medicamentos começa a ser distribuída nesta quarta-feira (23/6) pela Secretaria da Saúde (SES) e pelo Exército Brasileiro. Os itens Etomidato, Lidocaína, Epinefrina, Haloperidol e Dexmedetomidina serão entregues pelo 3º Grupamento Logístico, com saída do 3º Batalhão de Suprimentos, em Nova Santa Rita, a 45 hospitais de 39 municípios gaúchos.

Foto: Sargento Souza Lima / Exército Brasileiro / Divulgação

O Exército fará sete rotas pelo interior para distribuir medicamentos para 38 municípios. Na quinta-feira (24/6), a entrega será para Cruz Alta. Os medicamentos distribuídos são sedativos e bloqueadores neuromusculares utilizados para intubação de pacientes em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) em casos graves de Covid-19.

Diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica da SES, Roberto Schneiders disse que 70% dos medicamentos dessa remessa foram adquiridos pelo Estado, em um processo de aquisição que ocorre desde o ano passado. “Além das tratativas nacionais, está em andamento, com o Escritório de Projetos da Organização das Nações Unidas (ONU), uma aquisição internacional para auxiliar os hospitais no reabastecimento desses medicamentos importantes para o cuidado da população”, informou.

A responsabilidade pela compra desses medicamentos é das instituições hospitalares. Antes da pandemia, não eram adquiridos pela Assistência Farmacêutica do Estado. No entanto, frente à dificuldade de aquisição no país e ao aumento da demanda desde o ano passado, o governo do Estado e o Ministério da Saúde passaram a se articular para comprá-los excepcionalmente e distribuí-los às instituições com estoques críticos e que prestam atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Desde o início da pandemia, já foram entregues aos hospitais gaúchos mais de 600 mil unidades de medicamentos, adquiridos pelo Ministério da Saúde e pelo governo do Estado.

• Clique aqui e acesse lista de hospitais e municípios que receberão os medicamentos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
você pode gostar...