Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Ascom
Cidade
Procon orienta sobre compra de produtos e prazos para reclamações e devoluções
Nas últimas semanas, o órgão tem recebido reclamações sobre produtos com defeitos, o que é amparado nos direitos do consumidor.
Ascom
por  Ascom
27/04/2021 10:45 – atualizado há 27 dias
Continua depois da publicidadePublicidade

A Diretoria do Procon – Sistema Municipal de Defesa do Consumidor divulga orientações relacionadas a compra, prazos para a devoluções de produtos e possíveis reclamações. Nas últimas semanas, o órgão tem recebido reclamações sobre produtos com defeitos, o que é amparado nos direitos do consumidor.

Caso o consumidor identifique defeitos no produto adquirido o mesmo deve entrar em contato com o fornecedor para reparos. Quando o defeito constatado se configurar como de fábrica, o fornecedor tem 30 dias para reparo, caso não haja retorno neste período uma troca do produto torna-se viável.

Na hipótese de persistência do defeito, o consumidor fica resguardado pelo artigo 18 do Código do Consumidor, que apresenta a opção de devolução de valor ou ainda o abatimento de preço.

Se o problema estiver relacionado a quantidade, o comprador tem em seu benefício o artigo 19 do Código do Consumidor, que estabelece a correção de quantidade, devolução ou abatimento de valor.

Sobre prazos para reclamações

- Para reparos primários é de no máximo trinta dias;

- Para produtos não duráveis é de noventa dias;

- Para produtos duráveis, o prazo tem início a partir da data de conclusão/recepção de serviço;

- Em caso de defeitos de difícil solução, o prazo tem início a partir do momento de observação do mesmo.

“É importante que os consumidores estejam cientes de seus direitos. Além destes prazos, também existem quanto a garantia de produto”, explica a diretora do Procon, Andressa Battisti.

O atendimento Procon Erechim é realizado pelo telefone (54) 3520-7089, pelo e-mail procon@erechim.rs.gov.br e por agendamento na forma presencial, no local que fica na Rua Carlos Miranda, 120 no bairro Fátima. O atendimento ao público é das 8h30 às 17h, sem fechar ao meio-dia. É importante lembrar que o serviço do Procon é direcionado especificamente a moradores do município.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
você pode gostar...