Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia
Após dar férias coletivas, GM interrompe fabricação de veículos em Gravataí
A General Motors (GM) anunciou, nesta quarta-feira (3), a suspensão da produção de veículos por mais dois meses.
Rádio Guaiba
por  Rádio Guaiba
03/03/2021 14:55 – atualizado há 2 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

Após dar férias coletivas de um mês aos trabalhadores da fábrica localizada em Gravataí, a General Motors (GM) anunciou, nesta quarta-feira (3), a suspensão da produção de veículos por mais dois meses. Com isso, a medida, motivada pela falta de peças para abastecimento da linha, vai se estender até o final do mês de maio.

Em nota, a montadora atribuiu o problema às “paradas de produção durante a pandemia, e à recuperação do mercado mais rápida que o esperado”. Conforme a GM, a escassez de suprimentos que afeta a indústria automotiva na América do Sul deve provocar reflexos até julho, mês em que está previsto o retorno ao volume de produção regular.

CLAITON DORNELLES/JC

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí, Valcir Ascari, afirma que a categoria compreende o momento da empresa, e que não há indicativos de demissões na fábrica de Gravataí. O pagamento adiantado da participação dos funcionários nos lucros da GM e de abono estão mantidos.

“Demissões pontuais sempre existem, isso faz parte. Mas esse não é o caso. Nós já tínhamos aprovado o lay-off, por um período de dois a seis meses, só que a empresa ia manter um turno funcionando. Hoje, eles nos chamaram para dizer que a paralisação vai ser total.”, relata o líder sindical.

Com a suspensão dos contratos, os funcionários devem ter acesso a benefícios como o Seguro Desemprego até a normalização das atividades na fábrica. Cerca de 5 mil trabalhadores, entre funcionários da própria GM e de fornecedoras, estão vinculados à unidade instalada em Gravataí.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
você pode gostar...