Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Defesa Civil de SC
Santa Catarina
Meteorologia alerta para chuva persistente em regiões de SC
Desde a manhã de segunda-feira a chuva não deu trégua no estado.
SecomSC/Agência Brasil
por  SecomSC/Agência Brasil
22/01/2021 12:05 – atualizado há 34 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina divulgou nesta sexta-feira (22) um aviso meteorológico de chuva persistente no estado. O comunicado ressalta que há risco de alagamentos e deslizamentos especialmente nas regiões do litoral e do médio e baixo Vale do Itajaí. De acordo com o órgão, o clima é provocado por forte convergência de umidade no estado.

Frente fria que leva chuva intensa para SC está passando pelo Norte do RS e deve chegar ao estado catarinense na tarde desta sexta-feira. 

Desde a manhã de segunda-feira (18) a chuva não deu trégua em Santa Catarina. Nas regiões da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte, a chuva tem sido mais persistente, com totais elevados de 100 mm a 170 mm, quase o esperado para todo o mês de janeiro no Planalto Norte e praticamente a metade da chuva esperada nas demais regiões. Houve registro de alagamentos e deslizamentos devido ao solo encharcado.

Segundo o governo do estado, nas demais regiões, os valores de chuva foram menos significativos.

A chuva está sendo causada por forte convergência de umidade no estado, associada a um cavado (área de baixa pressão) e à circulação marítima (transporte de umidade do mar para o continente).

A previsão é que para o fim de semana o sol apareça entre nuvens na maioria das regiões, e a chuva ocorre mais em forma de pancadas na tarde e noite (típicas de verão). No entanto, o sistema de meteorologia não descarta a possibilidade de temporais localizados.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
você pode gostar...