Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança
Te Cuida RS no Verão: campanha reforça cuidados contra o coronavírus no veraneio
A temporada de veraneio que está chegando será muito diferente, diante da pandemia de Covid-19.
Assessoria Gov/RS
por  Assessoria Gov/RS
25/12/2020 19:33 – atualizado há 48 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

A temporada de veraneio que está chegando será muito diferente, diante da pandemia de Covid-19. Por isso, o governo do Estado decidiu intensificar ações para que gaúchos e turistas possam ter um verão mais seguro, seja no litoral, nas praias de água doce ou nas estradas. Uma delas é a campanha #TeCuidaRSnoVerão.

A iniciativa nasceu da união de duas ações: a Operação RS Verão Total 2020/2021, anunciada em 17/12, que garantirá ações de mais de 30 órgãos estaduais em praias e águas doces até o fim de fevereiro, com a campanha de comunicação #TeCuidaRS, em vigor desde novembro para chamar a atenção para os protocolos de prevenção ao coronavírus no Rio Grande do Sul.

“O governo do Estado está empreendendo uma série de medidas, em todas as áreas, para a segurança dos veranistas. Precisamos que vocês comprem essa ideia e adotem os cuidados necessários para evitarmos a proliferação do vírus, e para que passemos por esse veraneio com o mínimo de intercorrências: usem máscara, lavem as mãos, mantenham o distanciamento físico. É um esforço importante e necessário neste momento atípico, para que possamos voltar a ter alguma normalidade em um futuro próximo”, afirma o governador Eduardo Leite no vídeo de lançamento da nova campanha.

Entre as medidas da Operação RS Verão Total estão a antecipação de R$ 6 milhões em recursos para entidades hospitalares e municípios do litoral que terão aumento populacional ao longo dos próximos meses, de forma a garantir que o bom atendimento em hospitais e postos de saúde, e o reforço do efetivo da Segurança Pública nas praias e da fiscalização nas estradas estaduais.

“O nosso foco neste ano é garantir a prestação de serviços para a população nas praias. Vamos redobrar a atenção com as medidas sanitárias, para que os cidadãos respeitem os protocolos que, afinal, são para segurança e proteção de todos, além de todo o efetivo da segurança. São muitas ações, com uma abrangência grande, para que gaúchos e gaúchas possam ter um bom veraneio, na medida do que é possível durante uma pandemia”, afirmou o vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, que coordena a Operação RS Verão Total 2020/2021.

A secretária da Comunicação, Tânia Moreira, reforça que a campanha #TeCuidaRSnoVerão tem como foco a conscientização a respeito dos protocolos sanitários: o que pode e o que não pode fazer e os cuidados que os veranistas precisam ter para garantir a segurança de si mesmos e dos outros.

Para isso, além da parceria com a Secretaria da Saúde e o Gabinete de Crise, a Secretaria de Comunicação (Secom) fez um acordo de cooperação com a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) e com a CCR Via Sul, que administra a freeway, para que, sem custos, seja disponibilizado materiais educativos em cancelas de pedágio, muretas, outdoors e nos locais por onde os veranistas passam para chegar ao litoral.

"Também teremos um trabalho nas redes sociais, com cards com as orientações sanitárias, e também no nosso site do governo. Estamos fazendo o possível para que gaúchos e gaúchas conheçam os protocolos e as orientações que precisam seguir no litoral, afinal, é para o bem de todos”, afirma a secretária Tânia.

A campanha #TeCuidaRSnoVerão está sendo desdobrada em várias iniciativas e plataformas. A seguir, veja alguns materiais já produzidos pelo governo e aproveite para compartilhar, ajudando na conscientização de todos os gaúchos.

PROTOCOLOS PARA O VERÃO

O Decreto Nº 55.644, de 14 de dezembro de 2020, determina restrições que devem ser obedecidas em locais públicos abertos sem controle de acesso, como ruas, calçadas, parques, praças, faixa de areia, mar, lagoa, rio e similares, nas bandeiras vermelha e preta.

Veja as principais regras:

• Proibido permanência. É permitido apenas circulação e realização de exercícios físicos*

• Distanciamento interpessoal mínimo de 1m

• Uso obrigatório e correto de máscara, cobrindo boca e nariz

*Na bandeira vermelha, um decreto municipal poderá autorizar a permanência nos locais desde que conte com mecanismos para viabilizar a fiscalização e coibir aglomeração.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
você pode gostar...