Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia
Pagamento parcelado de IPVA de veículos com placas final 0 vence no dia 10 de dezembro em SC
Em 2020, os catarinenses estão pagando, em média, 2,4% a menos de IPVA do que no ano passado.
Assessoria Gov/SC
por  Assessoria Gov/SC
04/12/2020 10:03 – atualizado há 12 dias
Continua depois da publicidadePublicidade

Proprietários de veículos com placas que terminam em 0, que optaram por pagar o IPVA em três vezes sem juros, devem quitar a última parcela até a próxima quinta-feira, 10 de dezembro.

Em 2020, os catarinenses estão pagando, em média, 2,4% a menos de IPVA do que no ano passado. O índice representa a desvalorização dos veículos em relação a 2019 de acordo com a tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), utilizada pela Secretaria de Estado da Fazenda (SEF) como base de cálculo. Em Santa Catarina, o tributo varia entre 1% e 2% do valor venal do veículo.

Foto: Mauricio Vieira / Secom

A quitação do imposto é um dos requisitos para licenciar o veículo. O não pagamento também implica em Notificação Fiscal, com multa de 50% do valor devido, mais juros Selic ao mês ou fração. Para saber qual o valor do IPVA do seu carro, acesse a tabela disponível aqui.

IPVA em Santa Catarina - Alíquotas vigentes

  • 2% para veículos de passeio, utilitários e motor-casa, nacionais ou estrangeiros;
  • 1% para veículos de duas ou três rodas e os de transporte de carga ou passageiros (coletivos), nacionais ou estrangeiros;
  • 1% para veículos destinados à locação, de propriedade de locadoras de veículos ou por elas arrendados mediante contrato de arrendamento mercantil.

Alíquotas de IPVA em outros Estados

  • Rio Grande do Sul: 3%
  • Paraná: 3,5%,
  • São Paulo: 4%
  • Rio de Janeiro: 4%

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
você pode gostar...