Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação | Cresol Erechim
Cidade
Energia Limpa: Cresol Erechim investe na construção de usina de energia renovável
Em funcionamento desde o mês de janeiro, usina solar atende toda a demanda de energia das agências de Barão de Cotegipe, Erechim, Paulo Bento e Três Arroios
Thais Viacelli Biolchi/ Cresol Erechim
por  Thais Viacelli Biolchi/ Cresol Erechim
13/08/2020 11:41 – atualizado há 55 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Ativa desde o mês de janeiro de 2020, a Usina Solar construída pela Cresol Erechim já tem mostrado bons resultados. Em oito meses de funcionamento, a cooperativa registrou uma economia de R$ 59.264,00 na conta de energia das cinco agências vinculadas à Cresol Erechim. O resultado positivo, não só economicamente, representa também uma redução significativa na emissão de gases poluentes e no corte de árvores.

Construída em uma área de aproximadamente 750 m², a Usina Solar fica na localidade de Lageado Paca, em Erechim, e levou aproximadamente cinco meses para ser finalizada. O projeto foi o primeiro a ser desenvolvido pela Creral Solar, uma empresa da Creral Geração, em parceria com a Mil Engenharia Elétrica.

A geração de energia solar opera em um sistema de compensação remoto e a usina tem potência instalada de 73.44 kWp (quilowatt pico). Por ano, as instalações devem produzir aproximadamente 112.547 kWh, sendo que cada módulo tem capacidade de produzir 340 watts. “Essa é uma fonte de energia inesgotável, de fácil implantação e fácil manutenção, além de ter baixo custo mensal”, diz o responsável técnico da Creral Solar, Leonardo Pereira Cassol, ao destacar que a capacidade de produção é suficiente para abastecer 30 residências, por exemplo.

Aprovada em Assembleia Geral realizada no ano de 2019, a usina funciona através da captação dos raios solares e oferece também benefícios sociais, já que promove a diminuição de CO₂ e evita o corte de 1690 árvores por ano. “A construção da usina também está ligada à responsabilidade que a Cresol tem com o meio ambiente. Avaliamos todos os benefícios que ela poderia trazer aos nossos cooperados, entre eles os aspectos sociais, como a preservação do meio ambiente”, pondera o diretor executivo da Cresol Erechim, Mauri Picoli.

Segundo ele, o quadro social ainda é beneficiado ao deixar de pagar a conta de energia elétrica das agências. Neste caso, os valores retornam aos cooperados no final de cada ano, se somando aos resultados financeiros da cooperativa. “Essa forma de energia também pode ser utilizada nas propriedades, nas empresas e nas residências, reduzindo os custos desses espaços”, explica Picoli ao mencionar que a estrutura segue disponível para visitação e que a cooperativa opera com linhas de crédito exclusivas para a implantação de projetos de energia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
você pode gostar...