Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade
Erechim mais uma vez entra para a Bandeira Vermelha no Mapa Preliminar do Distanciamento Controlado
Como das outras vezes, a região encaminhará recurso para reverter a situação. A decisão será tomada pelo Gabinete de Crise na segunda-feira (10). Veja o mapa do Covid-19 na AMAU e R-16.
Assessoria Gov/RS
por  Assessoria Gov/RS
07/08/2020 19:40 – atualizado há 43 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Pela segunda semana consecutiva, o mapa preliminar do Distanciamento Controlado traz, nesta sexta-feira (7/8), 12 regiões em bandeira vermelha. As outras nove regiões se encontram na bandeira laranja. Até domingo (9/8), às 6h, municípios e associações regionais podem apresentar pedidos de reconsideração, que serão analisados para que as bandeiras definitivas sejam divulgadas na segunda-feira (10/8).

Nesta rodada, o mapa passa a ter 21 regiões. Desmembrada de Porto Alegre, que já se encontrava há várias semanas sob a classificação de risco alto, a 21ª região Covid passou a vigorar na quinta-feira (6/8) e reúne os 19 municípios das regiões Carbonífera e Costa Doce, recebendo o nome de Guaíba.

Guaíba, inclusive, é uma das 12 classificadas como risco epidemiológico alto na versão preliminar do mapa, ao lado de Capão da Canoa, Palmeira das Missões, Erechim, Pelotas, Bagé e Uruguaiana. As regiões de Novo Hamburgo, Porto Alegre, Canoas, Taquara e Passo Fundo já estavam na bandeira vermelha na 13ª rodada e foram mantidas. A região de Lajeado apresentou melhora nos indicadores e reduziu para a bandeira laranja.

Municípios podem adotar bandeira laranja

Conforme o mapa preliminar, 275 municípios (do total de 497) estão classificados em bandeira vermelha, somando 7.759.635 habitantes, ou seja, 68,5% da população gaúcha (total de 11.329.605 habitantes).

Desses, 126 municípios (597.635 habitantes, 5,3% do RS) podem adotar protocolos de bandeira laranja, porque cumprem os critérios da Regra 0-0, ou seja, não têm registro de óbito ou hospitalização de moradores nos últimos 14 dias, desde que a prefeitura crie um regulamento local.

Com exceção desses municípios enquadrados na Regra 0-0, as demais prefeituras e associações regionais têm 36 horas – que se encerram às 6h de domingo (9/8) – para apresentar recurso por meio do formulário virtual: https://forms.gle/oZJYiMYHBhvV... pedidos de reconsideração serão avaliados pelas equipes técnicas do governo. A decisão será tomada pelo Gabinete de Crise na segunda-feira (10/8) e, à tarde, o mapa definitivo, vigente a partir de terça (11/8), será divulgado.

Veja o Covid-19 na região da AMAU e R-16 , publicado nesta sexta-feira(7). 

Veja no mapa atualizado pelo geógrafo Matias Pacheco de Oliveira os números no alto uruguai gaúcho e catarinense e também dos municípios no raio de 100Km de Erechim.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
você pode gostar...