Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro
Secretaria da Agricultura começa coleta de amostras e análise das sementes do programa Troca-Troca
Foram coletadas 58 amostras de 25 variedades de milho em três municípios, entre eles Erechim.
Assessoria Gov/RS
por  Assessoria Gov/RS
19/07/2020 21:29 – atualizado há 16 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Fiscais estaduais agropecuários e técnicos agrícolas da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) realizaram as primeiras coletas de amostras de sementes do programa Troca-Troca de Sementes nas regiões Noroeste e Alto Uruguai. A finalidade é verificar a qualidade do produto ofertado ao produtor.

Foram coletadas 58 amostras de sementes de 25 variedades de milho:
• 16 amostras em Três de Maio
• 5 amostras em Santa Rosa
• 37 amostras em Erechim

“A ação é pioneira no Estado envolvendo o programa Troca-Troca de Sementes e conta com a participação de três departamentos da Seapdr: Fiscalização, Pesquisa e Agricultura Familiar. Com isso, a secretaria chancela, por meio de análises, a qualidade das sementes entregues ao produtor gaúcho”, afirma Rafael Friedrich de Lima, chefe da Divisão de Insumos e Serviços Agropecuários da Seapdr.

Divulgação Seapdr

As amostras são aleatórias, respeitando a legislação de sementes e mudas, mas com todo o cuidado necessário para serem representativas. O comerciante do produto, assim como quem produziu, tem a obrigação de fornecer boletim de análise da semente, documento pelo qual se tem a qualidade. Dessa forma, o trabalho de amostragem visa conferir os padrões informados no boletim.

Outras coletas de amostras ainda serão realizadas no Rio Grande do Sul, estando na previsão a coleta diretamente nas propriedades rurais, quando, por exemplo, a semente vem de fora do Estado e é entregue diretamente no local. Só neste ano, o programa Troca-Troca vai atender 50.800 agricultores. No total, entre safra e safrinha, foram disponibilizadas 150.436 sacas, sendo 145.361 de milho e 5.075 de sorgo.

“Esta ação inédita e construída em conjunto com vários setores da secretaria visa qualificar o programa, pois com a amostragem e análise das sementes poderemos apresentar aos agricultores que serão beneficiados a confiança e qualidade das sementes ofertadas”, afirma Jonas Wesz, coordenador do programa Troca-Troca. O programa foi criado em 1988 e é umas das políticas públicas de fomento mais antigas no Rio Grande do Sul para a agricultura familiar.

Análise será no Laboratório de Tecnologia de Sementes (LTS) do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA) - Foto: Fernando Dias / Seapdr

As 58 amostras de sementes de milho serão analisadas pelo Laboratório de Tecnologia de Sementes (LTS) do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA) da secretaria, considerado laboratório oficial pelo Ministério da Agricultura. Serão feitas análises de germinação e pureza. Para a análise do material coletado neste programa, será utilizada a metodologia estabelecida nas Regras de Análise de Sementes (RAS, 2009). O prazo para cada amostra ficar pronta é de 10 dias.

O LTS mantém seu credenciamento como laboratório oficial de análise de sementes (Laso) de espécies de grandes culturas, forrageiras, hortícolas, florestais, medicinais, condimentares, aromáticas e frutíferas. “O LTS está apto à análise e emissão de laudos oficiais de fiscalização, atendendo ao setor de fiscalização da Seapdr, que detém essa prerrogativa”, afirma a pesquisadora e responsável técnica do LTS-DDPA, Daiane Lattuada.

O LTS-DDPA analisa amostras de sementes para empresas e produtores de todo o país:

Depois de acessar página com informações e orientações para o encaminhamento de amostras, clique em Laboratório de Tecnologia de Sementes

• Para entrar em contato: lts@agricultura.rs.gov.br ou (51) 3288-8030 e 3288-8037

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
você pode gostar...