Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação
UFFS anuncia criação do curso de Ciências Biológicas
Previsão é de que novo Bacharelado do Campus Erechim seja ofertado para ingresso no primeiro semestre de 2021
Wagner Lenhardt/Assessoria
por  Wagner Lenhardt/Assessoria
16/06/2020 09:04 – atualizado há 8 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim se prepara para a oferta de um novo curso de Graduação. Trata-se do Bacharelado em Ciências Biológicas, em turno Integral, com 40 vagas anuais. Conforme o diretor do Campus, Luís Fernando Santos Corrêa da Silva, o curso já constará no Sisu para ingresso no primeiro semestre de 2021.

Dolisete Levandoski/Divulgação/UFFS.

A criação do bacharelado foi aprovada pelo Conselho de Campus e também pelo Conselho Universitário (Consuni), conforme a Resolução nº 17/CONSUNI/UFFS/2019. O curso já consta no Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior (e-MEC).

 A decisão de criar o curso ocorreu por meio da constituição de um grupo de trabalho (GT), que elaborou estudos sobre a viabilidade da criação do curso, considerando também infraestrutura e pessoal. Esse GT elaborou uma proposta que tramitou nas instâncias institucionais previstas – conta o diretor Luís Fernando.

No momento, o projeto pedagógico do curso (PPC) está em avaliação na Diretoria de Organização Pedagógica da UFFS. Depois, será apreciado na Câmara de Graduação e Assuntos Estudantis.

Luís Fernando pontua ainda que serão necessários dois novos docentes no Campus para a integralização da matriz curricular. “Com relação aos técnicos-administrativos em educação, serão otimizados os já existentes, especialmente em laboratórios”, diz o diretor.

Perfil profissional

O PPC do curso considera que “o profissional das Ciências Biológicas é particularmente importante nas regiões que necessitam de desenvolvimento, com foco em sustentabilidade e qualidade de vida”. Confira abaixo:

“A existência de um curso de Graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado possibilita implantação de projetos de pesquisa e extensão que venham a suprir essas demandas regionais. Neste sentido, o profissional da área de Ciências Biológicas torna-se peça chave como elemento provocador de discussões amplas, na comunidade e no meio acadêmico, das consequências de tal cenário e na proposição de estratégias de controle ou minimização de tais impactos. Desta forma, compreende-se que o desenvolvimento de novas tecnologias, propiciadas pela expansão da Educação Superior pública através da criação da UFFS em cursos chaves (como Ciências Biológicas), permitirá que a região obtenha progresso e desenvolvimento econômico e social em um panorama de desenvolvimento sustentável”.

Incremento no Ensino

Este será o quarto curso de Ciências Biológicas da UFFS, sendo o primeiro Bacharelado. Os campi Cerro Largo (RS), Laranjeiras do Sul e Realeza (PR) já ofertam a Licenciatura.

No âmbito do Campus Erechim, será o quinto Bacharelado, ao lado dos cursos de Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental e Sanitária e Geografia. O Campus oferta também as Licenciaturas em Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, História, Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza e Pedagogia.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
você pode gostar...