Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
David J. Philip/AP Photo
Mundo
Agência espacial russa felicita SpaceX
Este será o primeiro voo orbital com tripulação a ser realizado por uma empresa privada
GZH
por  GZH
31/05/2020 09:55 – atualizado há 10 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

A agência espacial russa Roskosmos, até agora a única que tinha capacidade de enviar cosmonautas à Estação Espacial Internacional (ISS), felicitou neste domingo a empresa americana SpaceX pelo lançamento com sucesso de um foguete que transporta dois astronautas rumo à ISS.

Com o lançamento a partir do centro espacial Kennedy, a SpaceX se tornou a primeira empresa privada a enviar astronautas ao espaço, um êxito histórico que oferece aos Estados Unidos um novo meio de transporte espacial após nove anos de interrupção.

"Gostaria de saudar nossos colegas americanos", afirma em um vídeo publicado na conta do Twitter da Roskosmos o cosmonauta Serguei Krikaliov, diretor executivo da agência espacial russa para os programas de voos tripulados.

"O êxito desta missão vai apresentar novas oportunidades que beneficiarão todo o programa internacional de voos tripulados no espaço", completou.

Desde o fim da utilização dos ônibus espaciais em 2011, os americanos tinham que recorrer aos foguetes russos que decolam da base de Baikonur, no Cazaquistão, para chegar à ISS.

A ISS é um raro exemplo de cooperação internacional que não foi prejudicado pelas tensões dos últimos anos entre Rússia e os países ocidentais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
você pode gostar...