Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Bill Ingalls/NASA
Ciência
Nasa e SpaceX fazem hoje nova tentativa de lançamento espacial
Crew Dragon, fruto de parceria público-privada, deve ser lançada hoje
Canal Tech
por  Canal Tech
30/05/2020 09:48 – atualizado há 42 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Será hoje o grande dia? Caso nenhum imprevisto aconteça (como um inesperado mau tempo, por exemplo, que impediu o lançamento na quarta-feira), neste sábado (30) a SpaceX levará astronautas da NASA à Estação Espacial Internacional (ISS) pela primeira vez — marcando o fim da parceria dos EUA com a Rússia nesse transporte, algo que acontece desde 2011 com o fim do programa dos ônibus espaciais. Ainda, esta será a primeira vez que uma empresa privada envia humanos ao espaço propriamente dito, o que, além de tudo, abre as portas de uma vez por todas para o turismo espacial começar a acontecer, de fato.

Considerando que tudo aconteça conforme o planejado, às 16h22 (horário de Brasília) os motores do foguete Falcon 9 serão acionados, com os astronautas Bob Behnken e Doug Hurley dentro da nave Crew Dragon. Durante a subida, os estágios do foguete vão se separando do veículo espacial, até que a nave fique, enfim, em "carreira solo", rumo à ISS. A nave fará algumas manobras para que o encaixe na ISS aconteça de maneira autônoma, mas, caso tenha algum problema nesta etapa, os astronautas têm controles em mãos para fazer o atraque manualmente. A Crew Dragon chegará à ISS no domingo (31) às 11h27, com a escotilha da estação orbital programada para ser aberta às 13h45.

A NASA ainda não divulgou quanto tempo a dupla de astronautas passará na ISS, tampouco as atividades que executarão por lá, mas já antecipou que esse tempo pode ser de entre 30 e 119 dias. Quando essa estadia chegar ao fim, a nave se desencaixará da estação também de maneira autônoma, trazendo a dupla de volta à Terra. A nave entrará na nossa atmosfera a uma velocidade de cerca de 27.000 km/h, e o lado exterior da cápsula ficará extremamente quente durante essa "queima". Mas, claro, a nave é equipada com escudos térmicos para proteger os astronautas a bordo, ainda que sua "casca" chegue possivelmente chamuscada. A Crew Dragon, então, abrirá quatro paraquedas para desacelerar a descida, com a queda acontecendo suavemente no Oceano Atlântico. Aí, uma equipe de resgate buscará a tripulação no oceano, levando-os de volta ao território estadunidense, sãos e salvos.

Assista ao lançamento ao vivo

A transmissão do canal NASA Live já está falando sobre o lançamento histórico do dia, mas a programação oficial sobre o voo começa mesmo a partir das 12h (horário de Brasília). A partir deste horário, a transmissão mostrará cenas ao vivo do foguete Falcon 9 na plataforma de lançamento no Kennedy Space Center, coisa que acontecerá ao longo da tarde, até que, às 16h, começam os preparativos finais para o grande lançamento, às 16h22. Depois, às 19h30, a NASA fará uma conferência pós-lançamento com seu administrador, Jim Bridenstine.

O Mensageiro Sideral transmitirá as imagens oficiais da NASA em seu canal no YouTube, com comentários em português em tempo real para quem quiser entender ainda melhor tudo o que estiver acontecendo. Assista a partir das 15h30h.

Você pode acompanhar também pela página da NASA no facebook.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
você pode gostar...