Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Navio sul-coreano com 300 mil toneladas de minério está afundando no Maranhão
A tripulação foi retirada por rebocadores enviados para prestar assistência.
AE - Agência Estado
por  AE - Agência Estado
26/02/2020 23:04 – atualizado há 23 dias
Continua depois da publicidadePublicidade

Um navio de bandeira sul-coreana que carrega 300 mil toneladas de minério da Vale adernou e está afundando na costa do Maranhão. A embarcação MV Stella Banner está a cerca de 100 quilômetros do porto do Itaqui, na capital São Luis, de onde partiu com destino a Qingdao, na China. De acordo com informações da Marinha, o navio está encalhado por causa de uma manobra conduzida pelo capitão ao perceber que ele começou a se inclinar em meio ao trajeto.

A embarcação tem ainda dois vazamentos, mas não foi informado que substância ou produto teria vazado no mar, nem a quantidade - especialistas em meio ambiente afirmam que a situação pode representar risco à fauna. Não há informação, tampouco, sobre causas do acidente; a Marinha instalou inquérito administrativo para apurar "circunstâncias e responsabilidades" e o Ibama acompanha a situação.

A Vale informou que atua no suporte técnico-operacional (inclusive para conter danos ambientais), mas destacou que a embarcação é de propriedade e operada pela empresa Polaris, da Coreia do Sul. A tripulação foi retirada por rebocadores enviados para prestar assistência.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE