Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Aeroporto de Passo Fundo teve alta superior a 30% no número de passageiros em 2019
Esse é o melhor desempenho desde 2016, quando 162.931 passageiros utilizaram os voos ofertados em Passo Fundo.
Mateus Pirolli/Rádio Uirapuru
por  Mateus Pirolli/Rádio Uirapuru
07/02/2020 08:31 – atualizado há 1 mês
Continua depois da publicidadePublicidade

O aeroporto Lauro Kortz, de Passo Fundo, recebeu um total de 160.183 passageiros durante o ano de 2019. Esse número representa um crescimento de 32,5% em relação ao ano de 2018, quando passaram pelo terminal 120.257 pessoas. Esse é o melhor desempenho desde 2016, quando 162.931 passageiros utilizaram os voos ofertados em Passo Fundo. Os dados são a Agência Nacional de Aviação Civil e mostra que a cidade se recuperou de um ano de baixa na utilização dos serviços aéreos e mostra que com a manutenção das linhas atuais a tendência é seguir ampliando o número de passageiros que embarcam e desembarcam em Passo Fundo.

Na história do aeroporto Lauro Kortz o melhor ano em movimentação de pessoas foi 2014, quando 164.796 passageiros se utilizaram do terminal. A alta no ano passado se deve pela ampliação das opções de voos. Além da Azul Linhas Aéreas, que desde 2014 opera rota diária para o aeroporto Viracopos, em Campinas/SP, e uma oferta especial durante a temporada de verão para Florianópolis/SC. A Gol Linhas Aéreas, em agosto de 2019, começou a operar em Passo Fundo, com voos para o aeroporto internacional de Guarulhos/SP. Além disso, a companhia disponibiliza uma opção através de parceria com a empresa Twoflex, um voo executivo direto para Porto Alegre/RS.

Esse maior movimento no aeroporto de Passo Fundo também é representado no número de pousos e decolagens. Segundo os dados da ANAC, em 2018 foram 1.418, contra 1.766 em 2019. A alta nesse indicador foi superior a 20%. Embora os números positivos, o aeroporto de Passo Fundo segue sendo o terceiro mais movimentado no Rio Grande do Sul, sendo superado por Porto Alegre e Caxias do Sul.

Falando na Uirapuru o secretário de Desenvolvimento Econômico de Passo Fundo Carlos Eduardo Lopes da Silva disse que a expectativa de aumento no fluxo de passageiros se confirmou em razão das operações atuais que ligam Passo Fundo aos dois principais aeroportos do país. Segundo o secretário, os números são para se comemorar mesmo com todas as dificuldades estruturais que o Aeroporto enfrenta. Disse que após a reforma, o Aeroporto deverá ofertar as companhias mais possibilidades para ligar Passo Fundo as demais cidades.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE