Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RS registra maior temperatura do Brasil neste sábado
O calorão no território gaúcho começou no Natal e deve continuar até a virada para 2020. Temperatura esperada para Erechim é de máxima de 36° neste domingo.
GZH
por  GZH
28/12/2019 21:26 – atualizado há 2 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

A onda de calor que atinge o Rio Grande do Sul provocou, neste sábado (28), o recorde nos termômetros gaúchos em 2019. A temperatura máxima de 41,2°C em São Gabriel, na Fronteira Oeste do Estado, foi a maior do dia no país e superou com folga a marca de 40,2ºC registrada duas vezes em Campo Bom, no Vale do Sinos.

De acordo com a Somar Meteorologia, outras duas cidades tiveram temperatura superior aos 40°C no RS durante o dia: Campo Bom (40,8ºC) e Teutônia (40,1°C), no Vale do Taquari. Em Porto Alegre, a máxima chegou a 38,6ºC.

O calorão no território gaúcho começou no Natal e deve continuar até a virada para 2020. Conforme o meteorologista Jonas Ribeiro, da Somar, as altas temperaturas são provocadas por uma massa de ar seco que predomina no Estado, combinada com a baixa umidade do ar.

Para os próximos dias, a previsão é de que os termômetros continuem a registrar altas temperaturas em todas as regiões do RS. Neste domingo (29), as marcas podem chegar aos 40º C em Porto Alegre e em Santa Maria.

— É importante evitar horários de radiação mais intensa, entre 11h e 15h, e tomar bastante água. Quem precisar se expor ao sol deve usar filtro solar, óculos escuro e chapéu — recomenda.

O tempo no Estado só deve mudar a partir do dia 1º de janeiro, para quando há previsão de temporais por conta do avanço de uma frente fria. Com isso, as temperaturas tendem a diminuir entre a quarta (1º) e a quinta-feira (2).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE