Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Política

Na abertura do ano legislativo, Leite destaca importância do equilíbrio fiscal e reafirma compromissos

Discurso marcou sexto ano consecutivo em que Leite comparece à abertura dos trabalhos na Assembleia

Ascom SPGG
por  Ascom SPGG
20/02/2024 22:05 – atualizado há 3 dias
Continua depois da publicidadePublicidade

O governador Eduardo Leite participou, na tarde desta terça-feira (20/2), da abertura do ano legislativo. A sessão especial marcou a apresentação da Mensagem Anual do Executivo ao Parlamento gaúcho, na Assembleia Legislativa do Estado. O documento faz um balanço das realizações do governo estadual em 2023 e das prioridades para 2024. Como primeiro governador reeleito da história do Estado, este é o sexto ano consecutivo em que Leite comparece à abertura dos trabalhos na Casa.

Foto: Gustavo Mansur/Secom

No Plenário 20 de Setembro, Leite discursou aos deputados. No pronunciamento, o governador abordou a conjuntura econômica do Estado e apontou a importância do equilíbrio fiscal. “O futuro do Rio Grande do Sul depende do equilíbrio das nossas contas. É com essa convicção reafirmada que iniciamos o sexto ano consecutivo de governo, algo inédito na democracia gaúcha”, destacou.

Leite falou sobre o impacto financeiro gerado pelas alterações do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) impostas em nível nacional e a necessidade de realizar uma revisão de benefícios fiscais no Estado. O governador frisou a relevância da manutenção de receitas para atender as demandas da população, garantindo a qualidade dos serviços públicos, e dos diálogos democráticos sobre o tema.

“Enquanto eu for governador, esta responsabilidade [com o futuro do Rio Grande do Sul] irá se sobrepor a qualquer tipo de ameaça de desgaste político e eleitoral. Não existe aspiração pessoal ou vaidade que esteja acima da responsabilidade, que é minha e da minha equipe de governo, com o futuro”, ressaltou Leite.

O governador elencou os avanços de 2023 em diversas áreas – como segurança, finanças, saúde, infraestrutura, inovação e cultura – e as metas prioritárias para 2024, como o projeto de reestruturação da Agência Gaúcha de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs), a qualificação do fornecimento de energia elétrica, a consolidação do plano de transformação da educação gaúcha, o desenvolvimento econômico (incluindo a implantação efetiva da Agência de Atração de Investimentos e Promoção Comercial), e a Renegociação do Regime de Recuperação Fiscal (RPF).

Foto: Gustavo Mansur/Secom

Lembrou, ainda, a tragédia que atingiu a região do Vale do Taquari em setembro do ano passado e outros eventos climáticos adversos que causaram diversos prejuízos ao Estado. Leite comentou as ações de resposta empreendidas pelo governo do Estado e agradeceu aos poderes Legislativo e Judiciário pelo apoio na mitigação dos danos.

“Me permito fazer uma referência especial a todas as vítimas desse episódio e dos demais que ocorreram ao longo de 2023. Os temporais deixaram mortos e devastaram vidas e sonhos. Nada que façamos vai curar a dor de quem perdeu entes queridos nas tragédias, mas é nossa obrigação, como representantes da sociedade, dar a resposta necessária para que essas pessoas possam reconstruir suas vidas”, disse.

Por fim, Leite fez uma saudação ao presidente da Assembleia, Adolfo Brito, e terminou sua fala apostando no poder transformador do diálogo e da composição de forças. “A equação é clara: não há gestão pública eficiente sem gestão política igualmente eficiente. A boa política, alinhada à boa técnica, é um atalho para preservar conquistas e avançar em políticas públicas e iniciativas que melhorem, de fato, a vida das pessoas. Cada um de vocês é importante porque o futuro nos une e o equilíbrio nos faz mais fortes”, encerrou o governador.

A mensagem foi entregue em mãos por Leite ao presidente da Casa. Acompanharam o governador na abertura do ano legislativo o vice-governador Gabriel Souza, o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos, e os secretários de Planejamento, Governança e Gestão, Danielle Calazans; da Fazenda, Pricilla Santana; de Desenvolvimento Social, Beto Fantinel; de Logística e Transportes, Juvir Costella; e de Comunicação, Tânia Moreira, além do procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, e do líder do governo na Assembleia, Frederico Antunes.

Mensagem 2024

A elaboração da Mensagem Anual do Executivo é coordenada pelo Departamento de Planejamento Governamental, da Subsecretaria de Planejamento da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (Suplan/SPGG).

"O diálogo com o Parlamento é fundamental para levarmos mais qualidade de vida à sociedade, por isso apresentamos com transparência, na Mensagem, um panorama do contexto regional, nacional e internacional, e as iniciativas que pretendemos realizar", destacou Danielle.

As Mensagens constituem documentos históricos entregues pelos líderes do Executivo desde 1829.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE