Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
ALEX ROCHA/PMPA
Rio Grande do Sul

Instabilidade volta a aumentar com risco de chuva forte nesta segunda-feira

Avanço de temperatura alta no Norte do RS levará o ar quente, instabilidade e chuva forte para o Sul do Estado.

Metsul
por  Metsul
28/04/2024 19:52 – atualizado há 1 minuto
Continua depois da publicidadePublicidade

A MetSul Meteorologia adverte que a instabilidade volta a aumentar no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira à medida que cessa a influência do ar mais ameno que ontem ingressou no estado com a passagem da frente fria e retorna ar tropical quente e úmido em níveis baixos da atmosfera.

O dia começa com chuva em pontos da Metade Norte gaúcha, mas o avanço de ar quente sobre o Nordeste da Argentina e Santa Catarina fará o tempo abrir e o sol aparecer com nuvens em diversos pontos no Noroeste e no Norte do estado, como no Planalto Médio, Médio e Alto Uruguai.

Com a abertura do tempo nestas regiões nesta segunda-feira e a diminuição das nuvens com sol, havendo o ingresso de ar mais quente se dará uma forte elevação da temperatura com uma tarde de calor e abafamento. A temperatura ficará ao redor dos 30ºC e até pode passar desta marca em alguns locais do Noroeste.

A instabilidade ruma para Sul, pressionada pelo ar quente que avança de Norte, e o tempo se instabilizará com chuva no Oeste, Centro e no Sul do estado. No Sul e parte do Oeste, antes da chuva o sol ainda aparece. Faz até um pouco de frio cedo da manhã em algumas cidades mais ao Sul.

A MetSul Meteorologia reforça o seu alerta sobre um cenário de grave risco hidrológico e meteorológico no Rio Grande do Sul, com chuva excessiva a extrema e uma muito alta probabilidade de cheias e enchentes, em especial na primeira semana de maio. Massa de ar excepcionalmente quente sobre o Brasil vai se intensificar sobre o Centro do país nesta semana sob um padrão de bloqueio atmosférico.

Como já choveu muito e vai chover muito mais, inevitavelmente haverá cheias. Várias bacias devem atingir cotas de alerta e inundação. Haverá ainda deslizamentos de terra e quedas de barreiras. Algumas estradas podem ter bloqueios totais ou parciais. A MetSul alerta, finalmente, que com a atmosfera em altitude mais aquecida nos próximos dias e a abundante instabilidade, as condições serão de risco de temporais em pontos isolados do estado, não se descartando vento forte e granizo localizados, na maioria dos dias da semana.

Veja reportagem completa: https://metsul.com/instabilida...

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE