Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Foto: Terezinha Vilk/Emater/RS-Ascar
Agro

Extensionistas da região do Alto Uruguai participam da última etapa da capacitação do projeto Jardins do Norte Gaúcho

A atividade tratou sobre saneamento básico e foi ministrada pelas extensionistas Marlete Peroza Piaia e Franciane Covaleski, ambas da região administrativa do Escritório Regional de Frederico Westphalen, onde o projeto foi idealizado.

Terezinha Vilk/Emater/RS
por  Terezinha Vilk/Emater/RS
15/04/2024 13:28 – atualizado há 1 minuto
Continua depois da publicidadePublicidade

O último módulo do projeto Jardins do Norte Gaúcho foi realizado na sexta-feira (12/04), no Centro de Treinamento de Agricultores de Erechim (Cetre), para extensionistas da Emater/RS-Ascar da região do Alto Uruguai. A atividade tratou sobre saneamento básico e foi ministrada pelas extensionistas Marlete Peroza Piaia e Franciane Covaleski, ambas da região administrativa do Escritório Regional de Frederico Westphalen, onde o projeto foi idealizado.

Durante a atividade, foi observado um conjunto de ações com olhar voltado para a propriedade como um todo e necessários para a qualidade de vida e a dignidade. Dentre eles a importância da água potável, do esgoto sanitário, limpeza urbana, manejo dos resíduos sólidos, controle dos meios transmissores de doenças, drenagem de águas pluviais. Segundo as extensionistas, os vetores e roedores são os transmissores de doenças. O esgoto e o lixo são os principais responsáveis por causar e proliferação de vetores e roedores, como moscas, baratas e ratos, que se alimentam dos materiais provenientes deles. Já a o destino incorreto dos resíduos, das águas, dejetos orgânicos e de entulhos favorecem a proliferação de vetores de doenças. A ação encerrou com visita à propriedade da família Marostica, em Erechim, com análise da organização da propriedade.

Foto: Terezinha Vilk/Emater/RS-Ascar

A extensionista rural social Nádia da Rosa lembrou que além do saneamento básico, em outros módulos do projeto foram trabalhados temas como o paisagismo e jardinagem para desenvolver práticas de melhoria dos arredores das propriedades, aliadas ao turismo rural; organização dos galpões, de documentos da propriedade; acesso à propriedade; entre muitos outros assuntos. A capacitação dos extensionistas visa a potencialização do trabalho da Emater/RS-Ascar nestas áreas, para que possam contribuir com a organização das propriedades rurais e suas potencialidades.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE