Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Foto: Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil de Concórdia
Santa Catarina

Chuvas em SC: estado tem 33 municípios atingidos e uma morte

Em todas as áreas de divisa com o estado gaúcho, há condições para o desenvolvimento de temporais isolados, com raios, rajadas de vento, chuva pontualmente intensa e eventual queda de granizo.

Secom/GovSC
por  Secom/GovSC
04/05/2024 13:58 – atualizado há 21 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

De acordo com o último relatório emitido pela Defesa Civil de Santa Catarina, na tarde desta sexta-feira, 3, são quatro os municípios que decretaram situação de emergência em função das fortes chuvas. Além de Araranguá, Praia Grande e São João do Sul, Ipira – onde uma morte foi registrada – também decretou situação de emergência. Pelo menos 193 pessoas estão desalojadas, 46 desabrigadas e há registro de uma pessoa ferida, em Caçador.

Um homem de 61 anos morreu em Ipira, no Meio-Oeste, após ter o carro em que estava arrastado por uma enxurrada quando tentava voltar pra casa. O corpo dele foi encontrado na manhã desta sexta-feira (3). Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, ele estava dentro do veículo Uno, a um quilômetro de onde desapareceu.

Foto: Corpo de Bombeiros, Reprodução

Até o momento 33 municípios foram atingidos pelas chuvas que chegaram em Santa Catarina com um grande volume na última quinta-feira, 2 de maio. Não foram solicitados itens de assistência humanitária.

As equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) atenderam, desde quarta-feira, 1, a 114 chamados, em 55 municípios com emprego de 248 bombeiros e 82 viaturas. A maior parte desses chamados estão concentrados na região do 11º Batalhão de Bombeiros Militar (11ºBBM) com sede em Joaçaba, no Oeste de Santa Catarina.

Três equipes de Forças-Tarefas (FT) já foram ativadas e seguem atuando, são elas a FT-11 de Joaçaba, FT-12 de São Miguel do Oeste e a FT-14 de Xanxerê. Todas as demais equipes de FT do Estado estão de sobreaviso para o caso da necessidade de aumento na resposta à população.

Temporais e chuva persistente e volumosa no Sul de SC

Entre este sábado, 4, e a manhã de domingo, 5, instabilidades atmosféricas se concentram sobre a região Norte do Rio Grande do Sul, próximo às áreas de divisa com Santa Catarina, podendo trazer chuvas persistentes, volumosas e temporais isolados.

Entre o sul do Planalto Sul e Litoral Sul, as chuvas continuam ao longo deste período, com intensidade fraca a moderada. Nas próximas 24 horas os volumes de chuva previstos podem variar entre 40 mm e 70 mm.

Em todas as áreas de divisa com o estado gaúcho, há condições para o desenvolvimento de temporais isolados, com raios, rajadas de vento, chuva pontualmente intensa e eventual queda de granizo. Diante desse cenário, recomenda-se que os moradores estejam atentos aos avisos e alertas meteorológicos emitidos pela Secretaria da Proteção e Defesa Civil e sigam as orientações dos órgãos oficiais do Governo de Santa Catarina.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE