Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação PMPA
Cidade

Capital gaúcha declara estado de calamidade pública

A cidade vive a tensão de uma elevação histórica do nível do lago Guaíba nesta sexta-feira.

Redação
por  Redação
02/05/2024 22:34 – atualizado há 36 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Prefeitura de Porto Alegre decretou na noite desta quinta-feira estado de calamidade pública na Capital. A decisão classifica o desastre como de grande intensidade (nível III), levando em consideração os parâmetros estabelecidos pela portaria nº 260/2022 do Ministério de Desenvolvimento Regional. A cidade vive a tensão de uma elevação histórica do nível do lago Guaíba.

Conforme o Executivo, na prática, o decreto - baseado em pareceres da Defesa Civil Municipal, Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e no decreto estadual 57.596 - autoriza a administração a empregar todos os recursos e voluntários na assistência à população e restabelecimento de serviços.

A Defesa Civil de Porto Alegre divulgou um novo alerta nesta quinta-feira, indicando a possibilidade de continuidade das chuvas extremas até o meio-dia de segunda-feira.

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) informa que as aulas nas escolas da rede municipal permanecerão suspensas nesta sexta-feira, 3.

O Centro Integrado de Coordenação de Serviços de Porto Alegre emitiu alerta de inundação aos moradores do Centro Histórico e 4º Distrito. O anúncio publicado na tarde desta quinta-feira, 2, acrescenta que o Guaíba segue em elevação e pode chegar em nível superior a 4m.

A entidade ainda alerta que todas as comportas do Cais Mauá já foram fechadas, mas que há risco de inundação.

*Com informações do Correio do Povo

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE