Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

25ª Feira do Livro de Erechim chega ao fim com reflexão e solidariedade

Evento foi suspenso durante a semana e encerrou no fim de semana sem atividades artístico-culturais.

Assessoria Prefeitura de Erechim
por  Assessoria Prefeitura de Erechim
06/05/2024 09:36 – atualizado há 49 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Com reflexão e solidariedade chegou ao fim neste domingo (5), a 25ª Feira do Livro de Erechim – A Leitura nos Conecta! O evento que começou no sábado (27), foi fortemente afetado pelas condições climáticas. Diversas atividades previstas foram canceladas e até durante dois dias, o evento foi suspenso. 

No sábado (4), com a previsão mais amena de chuva, os expositores voltaram para estrutura na Praça do Livro, a Praça Jayme Lago durante o período do evento, mas sem as atividades artístico-culturais. A organização definiu que não havia clima para comemorações, e com a proposta da Academia Erechinense de Letras (AEL), também tornou o espaço um ponto de arrecadações para atingidos pelas tempestades e alagamentos.

Reflexão

O encerramento da Feira do Livro foi no fim da tarde de domingo (5), com uma breve fala da presidente da AEL, Helena Confortin, que agradeceu a contribuição de todos na feira e nas doações. O momento também contou com um momento ecumênico, com a presença de um padre, de um pastor e um espírita, que lembraram o momento difícil que o Rio Grande do Sul vive.

O secretário de Cultura e Esporte, Marcelo Miorelli dos Santos, agradeceu a comunidade pela compreensão nas mudanças que tivemos, agradeceu também todos envolvidos: patrocinadores, servidores, livreiros e todos que de alguma maneira se envolveram nas atividades e contribuíram com as doações.

O vice-prefeito Flávio Tirello, também destacou esse envolvimento.

“Infelizmente vivemos um momento que não é de celebrações. Mas, precisamos muito lembrar a importância desse movimento literário e cultural para nossa cidade. Obrigado patrona, homenageado e todos, que permaneceram aqui, mesmo com as adversidades e que mobilizaram também doações. Erechim está mostrando o quanto é solidário com nossos irmãos”, falou.

Por fim, a patrona Zeni Terezinha Bearzi, fez o passeio pelo corredor dos livreiros, dando por encerrada a 25ª Feira do Livro de Erechim. A realização do evento foi da Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Esporte, contando com financiamento parcial do Pró-Cultura RS, Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Secretaria da Cultura. O patrocínio foi de Erva-mate Cristalina e PC Soluções Corporativas. Os apoiadores foram a Academia Erechinense de Letras (AEL), Sesc Erechim, Sesi, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS, Secretaria Municipal de Educação e 15ª Coordenadoria Regional de Educação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE